segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Olimpíada de língua portuguesa divulga vencedores

Os 20 estudantes vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e seus professores serão conhecidos nesta  segunda-feira, 29, em Brasília. O evento será no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, às 14h30.

Concorrem aos prêmios 152 alunos selecionados nas quatro fases regionais da olimpíada nos gêneros literários poema, crônica, memória e opinião e 28 professores escolhidos entre aqueles que fizeram relatos sobre o processo de produção de textos abordando todas as etapas do concurso.

O conjunto de estudantes que teve seus textos aprovados para a última fase representa escolas de 26 das 27 unidades da Federação e alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio público. Apenas Roraima não tem finalista. Cada gênero literário chega à fase final com 38 concorrentes.

Em Brasília, cada professor e cada aluno vencedor receberá medalha, um microcomputador e uma impressora; cada escola, dez microcomputadores, uma impressora e cupons para escolha de livros para a biblioteca do estabelecimento.

Abrangência – A segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que teve como tema O lugar onde vivo, alcançou representação nacional. Dos 5.565 municípios do país, 5.223 participaram com 60,1 mil escolas públicas da educação básica e 239,4 mil professores.

A produção de textos nas escolas começou em junho e seguiu nas etapas estaduais e regionais até 19 de novembro. Nesse espaço de tempo, alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental escreveram poesia; sétimo e oitavo ano, memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Confira a relação dos 152 estudantes finalistas por gênero literário.

Confira a lista dos 28 professores finalistas, por categoria literária.

Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário