quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

COMUNICADO PosLA-UECE

Comunicamos que o Curso de Doutorado em Linguística Aplicada do PosLA-UECE foi aprovado pelo Conselho Tecno-científico da educação Superior - CTC-ES-CAPES, em sua 131ª reunião, resultado oficial que nos foi divulgado recentemente. Agora, aguardamos apenas a liberação da Chamada Pública pela Procuradoria Jurídica da UECE para, finalmente, realizarmos o processo seletivo para Mestrado e Doutorado para o ano de 2012.
Esperamos que o lançamento da Chamada Pública ocorra já na última semana de janeiro e que as inscrições aconteçam a partir do início de fevereiro, encerrando-se em 27 de fevereiro de 2012.
Informamos ainda que, para a aprovação e implantação do Doutorado, efetuamos as seguintes modificações na proposta do nosso Programa:
A partir da reflexão do corpo docente acerca da vocação efetiva do PosLA, a área de concentração ‘Estudos da Linguagem’ passou a ser denominada “Linguagem e Interação”, tendo sido mantida a mesma denominação para o programa, isto é, ‘Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada’-PosLA.
A nova denominação da área de concentração mostra  uma rearticulação das linhas de pesquisa anteriores. Assim, a linha 1, anteriormente denominada “Leitura, Escrita e Multiletramentos” tornou-se “Linguagem, Tecnologia e Ensino”, incorporando a área de ensino contida na antiga linha 2 (Desenvolvimento e Ensino de Línguas), explicitando também a articulação das pesquisas em multiletramentos com os processos de ensino-aprendizagem e o compromisso com a investigação sobre os efeitos das novas  tecnologias na textualidade, sobre as formas de interação na pós-modernidade e sobre os gêneros praticados na cultura digital.
Nessa perspectiva, as línguas são consideradas como conjunto de recursos multisemióticos e culturais e a cognição, pensada de forma situada, pressuposto que nos levou, ainda, a articular parte da antiga linha 2 (“Desenvolvimento da Linguagem e Ensino de Línguas”)  e da linha 3 (Tradução, Lexicologia e Processos Cognitivos) em uma nova linha, agora denominada  Multilinguagem, Cognição e Interação”, a atual linha 2.
Tendo em vista que essa perspectiva discursivo-pragmática, que atravessa as atuais linhas de pesquisa, já caracterizava a antiga linha 4 (“Pragmática Cultural e Estudos Críticos da Linguagem”), mantivemos o seu foco em processos emergentes na interação, especificando sua abordagem nas investigações críticas dos processos de reprodução, sustentação, transgressão de sentidos e formas de ação naturalizadas pela linguagem, através da denominação “Estudos Críticos da Linguagem”, a atual linha 3. Portanto, a questão da interação está presente nas atuais três linhas de pesquisa, diferentemente das quatro linhas do projeto anterior.
Segue a relação dos professores que estão ofertando vagas e as linhas de pesquisa de vinculação:
Linha 1 - Linguagem, Tecnologia e Ensino
 Profa. Dr. Antonia Dilamar Araújo
Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes  
Profa. Dr. Cleudene de Oliveira Aragão
Profa. Dr. Iúta Lerche Vieira
Profa. Dr. Nukácia Meyre Silva Araújo
Profa. Dr. Maria Helenice Araújo Costa
Profa. Dr.Rozânia Maria Alves de Moraes
Profa. Dr.Laura Iwakami Tey
Prof. Dr.Expedito Eloísio Ximenes

Linha 2 - Multilinguagem, Cognição e Interação
Profa. Dr.Aluiza Alves de Araújo
Profa. Dr.Paula Lenz Costa Lima
Prof. Dr.Pedro Henrique Lima Praxedes Filho
Profa. Dr.Vera Lúcia Santiago Araújo

Linha 3 - Estudos Críticos da Linguagem
Profa. Dr. Claudiana Nogueira de Alencar
Profa. Dr. Dina Maria Martins Ferreira
Prof. Dr. João Batista Costa Gonçalves
Prof. Dr. Raimundo Ruberval Ferreira

As informações sobre os projetos de pesquisa dos professores já se encontram disponíveis no endereço: http://www.uece.br/posla/index.php/projetos-de-pesquisa.
O material bibliográfico indicado para a Prova de Conhecimentos é o mesmo para a seleção do Mestrado e do Doutorado e pode ser obtido no endereço:
COPYEX: Rua Euzébio de Souza, 1765 - Bairro de Fátima - CEP: 60411-160 -
Fone/Fax: 55 + (85) 3247.5565 - E-mail: copyex@copyex.com.br.

Mais informações na secretaria do PosLa:
UECE - PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA
Av. Luciano Carneiro, 345 - Fátima, Fortaleza/Ce - CEP:60410-690 Fone: (85) 3101.2032

Nenhum comentário:

Postar um comentário