BAKHTINIANA: Revista de Estudos do Discurso (PUC-SP)
Períodico
criado em 2008 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística
Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa/CNPq
Linguagem, identidade e memória, certificado pela PUC-SP, tem como
objetivo promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos
do discurso.
Número 7
Tema: LINGUAGENS E ENSINO: PERSPECTIVA DIALÓGICA
Tema: LINGUAGENS E ENSINO: PERSPECTIVA DIALÓGICA
Prazo para submissão de trabalhos: 29 de fevereiro de 2012.
Número 8
Tema: BAKHTIN E O CÍRCULO: DIÁLOGOS COM A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS HUMANAS EM GERAL
Tema: BAKHTIN E O CÍRCULO: DIÁLOGOS COM A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS HUMANAS EM GERAL
Prazo para submissão de trabalhos: 1º de agosto de 2012.
Maiores informações no site da Revista.
ALFA – REVISTA DE LINGUÍSTICA
Publica
trabalhos inéditos de professores e de pesquisadores vinculados a
instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. A revista
edita artigos, retrospectivas, resenhas, entrevistas e traduções
vinculados a todas as linhas de pesquisa em linguística. Desde seu
nascimento, a Alfa tem como objetivo principal propiciar um espaço para
divulgação de ideias, de propostas e de resultados de pesquisa relativos
às diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos estudos
linguísticos, tanto no Brasil como no exterior.
Número 56, Volume 1
Tema: Livre
Prazo para submissão de trabalhos: 30 de setembro de 2011.
Número 56, Volume 2
Tema: Sociolinguística
Prazo para submissão de trabalhos: 1º de março de 2012.
Prazo para submissão de trabalhos: 1º de março de 2012.
Organizadores: Sebastião Carlos Leite Gonçalves (UNESP/São José do Rio Preto) e Anna Christina Bentes (UNICAMP)
Sinopse:
Este número temático pretende traçar um panorama da
Sociolinguística praticada no Brasil. Para tanto, dará prioridade à
publicação de artigos que apresentem resultados de pesquisas sobre o PB,
emanados de integrantes de grupos de pesquisa, de modo a oferecer
também um mapeamento dos principais grupos de pesquisa em
Sociolinguística no Brasil. Para tanto, recomenda-se que os resultados
de pesquisas estejam situados no interior de Projetos coletivos e/ou de
Grupos de pesquisa em sociolingüística.
Maiores informações no site da Revista.
CADERNOS DE LETRAS (UFF)
Número 44
Tema: Palavras e imagens
Prazo para submissão de trabalhos: 30 de setembro de 2011.
Número 45
Tema: América Central e Caribe: múltiplos olhares
Prazo para submissão de trabalhos: 31 de março de 2012.
Maiores informações no site da Revista.
REVISTA MATRAGA (UERJ)
Número 30
Tema: Linguagem e ensino: problematização e diálogo
Prazo para encaminhamento dos textos: 30 de março de 2012.
Sinopse:
Diálogos e problematizações envolvendo os estudos de linguagem e o
ensino de língua materna. Práticas pedagógicas e de avaliação. Gramática
e ensino.
Multiletramentos e alfabetização. Política linguística e planejamento de currículos.
Discurso pedagógico e mediação do conhecimento. Multiculturalismo, práticas
pedagógicas e construção do conhecimento. Formação do professor e estudos de
linguagem.
Número 31
Tema: Literatura e história
Prazo para encaminhamento dos textos: 31 de maio de 2012.
Sinopse: O romance e o drama históricos. Desafios da historiografia literária hoje.
Texto e contexto histórico em que as obras são produzidas. O contexto histórico e a
formação
do cânone. A história e a formação da fortuna crítica. A recepção na
história e a história da recepção. Relações interdisciplinares: estudos
literários/história.
Maiores informações no site do Periódico.
REVISTA LETRAS DE HOJE (PUC-RS)
Publicação
trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo a
divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística,
Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa.
Volume 47, Número 1
Tema: Linguagem e cognição : interfaces entre Linguística, Psicologia e Neurociências
Prazo para submissão de trabalhos: 31 de agosto de 2011
Organizadores: Lilian Cristine Scherer (PPG Letras/Linguística – PUCRS) e Rochele Paz Fonseca (PPG Psicologia/Cognição Humana – PUCRS)
Sinopse: Processamento normal e patológico da linguagem, da infância ao envelhecimento. Componentes cognitivos (memórias episódica, de trabalho, entre outras, funções executivas, atenção, percepção, emoções) em interação com o processamento linguístico-comunicativo. Alguns temas mais específicos são sugeridos: Estudos neurolinguísticos. Linguagem no envelhecimento. Linguagem no bilinguismo e multilinguismo sob uma perspectiva cognitiva. As especializações hemisféricas, a cooperação inter- e intra-hemisférica e os processos de compreensão e produção da linguagem. Procedimentos e instrumentos de avaliação da linguagem ou de outros componentes cognitivos com estímulos verbais. Técnicas de neuroimagem funcional e/ou estrutural nos estudos linguísticos.
Sinopse: Processamento normal e patológico da linguagem, da infância ao envelhecimento. Componentes cognitivos (memórias episódica, de trabalho, entre outras, funções executivas, atenção, percepção, emoções) em interação com o processamento linguístico-comunicativo. Alguns temas mais específicos são sugeridos: Estudos neurolinguísticos. Linguagem no envelhecimento. Linguagem no bilinguismo e multilinguismo sob uma perspectiva cognitiva. As especializações hemisféricas, a cooperação inter- e intra-hemisférica e os processos de compreensão e produção da linguagem. Procedimentos e instrumentos de avaliação da linguagem ou de outros componentes cognitivos com estímulos verbais. Técnicas de neuroimagem funcional e/ou estrutural nos estudos linguísticos.
Volume 47, Número 2
Tema: Guimarães Rosa e a crítica literária
Prazo para submissão de trabalhos: 31 de agosto de 2011
Organizadores: Sérgio Bellei (PPG Letras/Literatura – PUCRS) e Sissa Jacoby (PPG Letras/Literatura – PUCRS)
Sinopse: O objetivo principal deste número é refletir sobre a situação atual da fortuna crítica do autor e sobre novos direcionamentos possíveis. Os assuntos a serem tratados incluem: tradições dominantes e marginais na crítica de Guimarães Rosa; interpretações e revisões interpretativas de textos específicos; a recepção da obra rosiana no exterior; Guimarães Rosa em sala de aula.
Sinopse: O objetivo principal deste número é refletir sobre a situação atual da fortuna crítica do autor e sobre novos direcionamentos possíveis. Os assuntos a serem tratados incluem: tradições dominantes e marginais na crítica de Guimarães Rosa; interpretações e revisões interpretativas de textos específicos; a recepção da obra rosiana no exterior; Guimarães Rosa em sala de aula.
Maiores informações no site da Revista.
Fonte: Blog Riba Ninjas
Temos como intuito postar
notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são
de interesse do curso abordado neste blog. E por isso
esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada,
portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário