quinta-feira, 10 de março de 2011

Curso EAD sobre gêneros acadêmicos

Descrição

As dificuldades de produção e veiculação do fazer científico se dão, em grande parte, pela falta de habilidade com gêneros acadêmicos. Essa dificuldade se dá a partir de dois fatores: o primeiro é que tais gêneros só são apreendidos em ambientes altamente escolarizados; o segundo é que a falta de iniciativas e estruturas nas universidades que medeiem a aquisição das habilidades de leitura e escrita acadêmica é uma preocupante realidade. Os prejuízos são o afunilamento universitário, uma vez que somente alunos privilegiados apresentam condições de interagir no meio científico, produzindo e divulgando o conhecimento ao lado de seus mestres, bem como a perda de possíveis contribuições científicas pela falta de instrumentos eficientes (textos) para o intercâmbio de achados científicos.
O ensino a distância constitui, nesse contexto, um dos possíveis mediadores, por quebrar as barreiras tempo e espaço e por ser uma ferramenta de democratização do saber. Assim, oferecemos o curso de LEITURA E PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOSacreditando que a iniciativa contribuirá para o melhor aproveitando em seus estudos e para os futuros desmembramentos em sua vida profissional.


OBJETIVOS
  • Refletir sobre a importância da leitura;
  • Conhecer as especificidades da escrita acadêmica;
  • Identificar as principais características dos gêneros acadêmicos (projeto de pesquisa, resumo, resenha, artigo científico, monografia/trabalho de conclusão de curso, dissertação e tese), inteirando-se de sua adequação, estrutura textual e linguagem apropriada;
  • Conhecer as normas da ABNT e aplicá-las na formatação de gêneros acadêmicos;
  • Conhecer as principais modificações sofridas na ortografia da Língua Portuguesa com o advento do Novo Acordo Ortográfico, aplicando-as em exercícios e produções textuais.

Data de Realização:28 de março a 3 de julho de 2011.
Local: Plataforma Moodle (CEAD/UFPI).

OBS.: Não haverão encontros presencais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário