terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Trabalhos de mestrado e doutorado concorrem ao Prêmio Fernão Mendes Pinto

Estão abertas, até o dia 30 de maio de 2011, as inscrições para o Prêmio Fernão Mendes Pinto. A premiação é destinada aos estudantes de mestrado e doutorado que defendem em seus trabalhos temas que contribuam para a aproximação das comunidades de língua portuguesa.
A obra escolhida ganhará o prêmio no valor de 10 mil euros, além da publicação do trabalho pelo Instituto Camões.
Para se candidatar é necessário que a tese ou dissertação seja apresentada por instituição ou centro de pesquisa de um país de língua portuguesa.
O concurso é realizado anualmente pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Instituto Camões (IC). 
O vencedor do Prêmio, edição 2010, será anunciado no XXI Encontro da AULP, que acontecerá no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, entre os dias 6 e 9 de Junho de 2011.
Saiba Mais
Criado em janeiro de 2007 o Prêmio Fernão Mendes Pinto tem como objetivo premiar trabalhos de universitários que propõe o entendimento entre os países de Língua Portuguesa.
Pesquisadores brasileiros já foram contemplados em edição anterior. A tese de doutorado em História Social intitulada "Laços de Sangue: Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil (1822-1945)" de autoria de José Sacchetta Ramos Mendes submetida a provas públicas no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), foi contemplada em 2008. O prêmio também propõe menção honrada e no mesmo ano atribuiu a Vera Lúcia Consoni Busquets da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil) pelo trabalho de investigação intitulado "Eu Queria Muito Aprender Português Mais": Aspectos da Língua Portuguesa em Uso em Timor-Leste Pós-Independência.
Sediada em Lisboa há 20 anos, a AULP possui membros dos oito países falantes do português. Seu objetivo é promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior por meio do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes.
Serviço:
Para concorrer ao prêmio é necessário:
- Uma declaração da Universidade ou do Instituto de Investigação Científica;
- Duas cópias da tese (uma em papel e a outra em CD);
- Curriculum Vitae;
- Parecer do Orientador da tese
Endereço para envio da documentação: Avenida Santos Dumont, nº 67-2ºandarCaixa Postal: 1050-203 Lisboa

Fonte: Assessoria UALP - http://www.ualp.org/
Pro reitoria de assuntos acadêmicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário