sexta-feira, 5 de novembro de 2010

É certo dizer "eu te amo"?

Uma frase bastante popular entre os enamorados é eu te amo

Os brasileiros que se utilizam corretamente da segunda pessoa (tu) podem e devem continuar dizendo Ester, eu te amo, mas deve-se lembrar que somente é adequado o emprego do pronome te, referente à segunda pessoa do singular, tu. Se o pronome usado para o interlocutor for você, não se deve usar te, e sim o, a, os, as, lhe, lhes, como vimos acima. 

Por exemplo:
  • Tu me deixaste completamente apaixonado. Posso dizer-te sem medo: Ester, eu te amo.
  • Você me deixou completamente apaixonado. Posso dizer-lhe sem medo: Ester, eu a amo.
 Portanto, nas regiões do Brasil onde não é comum o uso da pessoa tu, convém evitar o emprego dos pronomes te, ti, tua, teu, contigo.

O tratamento habitualmente empregado na maior parte do Brasil é você, por conseguinte todos os elementos relativos a esse pronome devem estar na terceira pessoa (o, lhe, seu, sua, a você, com você... ).

Conclusão: onde não se usa tu costumeiramente, não se deve dizer: Ester, eu te amo, mas sim Ester, eu amo você ou Ester, eu a amo, como vimos acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes: