segunda-feira, 2 de maio de 2011

SILLE 2011- EAD e Interacionismo Sóciodiscursivo foram temas de palestra

Nos dois dias de evento do SILLE 2011 - Seminário Interdisciplinar em Lingüística, Literatura e Educação- os alunos do curso de Letras da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) participaram de palestras e apresentações de comunicação oral, como também alunos de outras instituições que se inscreveram para participar.

A professora Dra. Vládia Maria Cabral Borges (PPGL-UFC), no primeiro dia, abordou “A formação de professores em EAD”. Explicou o início da Educação a Distância (EAD), apresentou as três gerações desta modalidade de ensino e enfatizou que “ o computador jamais irá substituir o homem, mas o homem vai substituir aquele que não domina a informática”.

No segundo dia, o evento contou com a presença da professora Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (PPGL-UFC) que explanou o tema “Contexto do ensino e aprendizagem de línguas no Brasil: por um Interacionismo Sóciodiscursivo”. Eulália questionou o ensino da Língua Portuguesa nas escolas, por qual motivo estudar português já que falamos português e a prática dos professores de adotarem um livro e somente segui-lo sem trabalhar outras ferramentas.

Ainda em seu discurso, Eulália ressaltou que “o problema da leitura é um problema de todos os professores, seja de História ou Matemática.” Abordou, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde junto a ela constam outras orientações “de exames de larga escala que por serem vários acabam desorientando o professor”.

As alunas do curso de Letras do 1º semestre Taciana Barbosa e Haony Barroso gostaram da programação do evento. Segundo elas o evento abordou temas instigantes e “para nós que estamos no início do curso é uma oportunidade de vivenciar experiências de pessoas importantes e que possuem domínio sobre o assunto do universo lingüístico”.

O SILLE tem como objetivos fortalecer o intercâmbio entre alunos, pesquisadores e professores, assim como a interlocução sobre perspectivas teóricas e práticas relacionadas ao ensino e a pesquisa acadêmico-científica nas áreas de Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e Estrangeira, Estudos Literários, Estudos da Linguagem e Educação.

Confira as fotos no:
Perfil 2 do Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário