sexta-feira, 25 de março de 2011

Egressos do curso de Letras são aprovados no Mestrado da UECE

A Faculdade Integrada da Grande Fortaleza prima pela a educação de qualidade e por um corpo docente qualificado, que desperte nos estudantes o desejo de trilhar longos caminhos após a conclusão da graduação.

Com muita alegria a instituição recebe a notícia de que dois ex-alunos do curso de Letras: Diego Alves e Dulce Valente foram aprovados no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará - UECE, no mestrado em Lingüística Aplicada.Diego Alves seguiu a linha 02, sobre Ensino de L2(Língua Estrangeira). Já Dulce Valente, na linha 04, de pesquisa Pragmática Cultural e Estudos Críticos da Linguagem, reencontra-se no mestrado com a professora. Dra. Claudiana Nogueira Alencar, de quem já havia sido aluna durante o curso que fez na FGF, quando Claudiana era nossa docente.

A jornada até a aprovação aconteceu no segundo semestre de 2010, quando os  dois passaram por 05 etapas: avaliação do pré-projeto de pesquisa; análise do currículo lattes; prova de língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol); e prova da bibliografia indicada, todas essas fases foram eliminatórias. A última fase foi a entrevista em torno da proposta de pesquisa, sendo esta classificatória.

Diego ressalta a importância de o estudante fazer seu currículo lattes e sempre o manter atualizado. Para Dulce, o aluno deve investir em eventos acadêmicos. “Nunca fui uma aluna que me limitei somente ao território da faculdade, participei de congressos, palestras, apresentando trabalhos no estado do Ceará e fora dele, pois acho que não devemos ficar aprisionados somente à academia pela qual estamos inseridos.”, enfatiza.

PROFESSORES DA FGF

Os dois são unânimes em dizer que o corpo docente da FGF foi importante durante suas passagens pela faculdade. “Acho impossível falar do curso de Letras separado do corpo docente da FGF, que é composto por um excelente time de professores. São todos muito bem preparados, academicamente ambiciosos e comprometidos. Sou um grande fã dessas pessoas e espero um dia seguir o mesmo caminho que eles”, comenta Diego.

Dulce destaca alguns professores que para ela foram peças fundamentais. “Quero ressaltar o apoio imprescindível da profa. Ms. Andréia Turollo, que na época era a então coordenadora do curso, com as suas contribuições bastante efetivas aos alunos em sala de aula e na coordenação. Os professores Antenor e Carlos, as professoras Cely, Elaine e Nadia, enfim agradeço a todos! Mas, destaco dois professores: Danielly Passos, durante o curso de Letras, a minha grande admiração e o prof. Alexandre Carneiro, durante o meu primeiro semestre no curso de Bacharelado em Direito, também pela FGF.”, relembra de forma saudosa.

É fato que ser aprovada em um Mestrado é difícil tanto pelo número de etapas que consiste o processo seletivo, como pela concorrência que a cada ano só aumenta. Porém, os dois ex-alunos deixaram uma mensagem otimista para você: aluno da FGF.

Dulce Valente

“Aos graduandos e especialistas em formação deixo a dica de assumirem um compromisso ético, político e cultural ativo com vocês enquanto acadêmicos e cidadãos, não legando ao professor a responsabilidade pelo seu fracasso nesse âmbito de fomento do conhecimento e na sociedade.”

Diego Alves

“Queridos colegas da FGF, assim como vocês já fui aluno de graduação e sei das dificuldades e desafios que nos cercam e que todas essas responsabilidades e etapas podem nos deixar perplexos. Mas, não podemos esquecer a importância da ousadia. Charles Chaplin disse que o triunfo pertence a quem se atreve. Muitas de nossas vitórias dependem do nosso desejo de conquista. Sei que ainda tenho, assim como vocês, muito caminho ainda a trilhar, mas aconselho que a paixão pelos nossos sonhos seja o combustível para alcançarmos nossos objetivos. Desejo a todos muito sucesso e muita ousadia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Recentes: