No início, para os estudos literários, a vida  era o verbo. Ou seja, a biografia do autor explicava sua obra. Nos anos  1960 e 1970, radicalizou-se para outro lado: a vida do autor foi  negligenciada. Contemporaneamente, os pesquisadores trilham outro  caminho. Eles não precisam respeitar fronteiras entre a face pública e a  vida privada do escritor. E exploram fontes diversas como cartas,  esboços e processos de edição.
Essa nova linha inspira um dos lançamentos recentes da Editora UFMG:  Margens teóricas – memória e acervos literários. “O campo dos estudos  literários foi alargado. Trabalhamos materiais e processos que mostram  os bastidores da criação literária e localizam o autor na rede cultural  em que ele produziu”, explica Roberto Said, professor da Faculdade de  Letras e um dos organizadores do livro. Os capítulos da obra foram  produzidos por professores e alunos de graduação e pós-graduação  envolvidos em pesquisas em torno do Acervo de Escritores Mineiros, da  UFMG.
Organizado também por Sandra Nunes – professora da Fundação Armando  Álvares Penteado (Faap), de São Paulo, e pós-doutora pela UFMG –, o  livro está dividido em seções de acordo com a natureza dos documentos  utilizados. Numa delas, os autores interpretam obras a partir do  conteúdo das correspondências, que contêm informações consideradas  relevantes para o conhecimento do processo de criação literária.
“Esses textos, que em geral retratam amizades literárias, ajudam a  reconstruir histórias de vida e de escrita”, justifica Roberto Said,  pós-doutor em estudos literários pela UFMG. Segundo ele, as cartas, que  muitas vezes traduzem relação entre mestres e aprendizes – como Carlos  Drummond de Andrade e Cyro dos Anjos; Mario de Andrade e Henriqueta  Lisboa –, contam da formação do autor, ancorada nos conselhos de alguém  mais experiente e admirado.
Garimpo nas gavetas
Os 14 artigos que compõem Margens teóricas relatam pesquisas acerca  de nomes como Drummond, Murilo Rubião, Guimarães Rosa, Marcel Proust e  Chordelos de Laclos. O poeta de Itabira aparece na seção Entre-escritas,  resultado do trabalho de pesquisadores-garimpeiros que vão atrás de  textos de juventude, esboços e manuscritos que ficaram na gaveta. “No  esforço de identificar os caminhos traçados e abandonados pelos  escritores, nos desdobramos em críticos literários, historiadores e  sociólogos”, explica Roberto Said.
Ele fala com propriedade: é autor do artigo que descreve como é  possível revelar Drummond por meio de textos escritos para jornais da  então recém-fundada Belo Horizonte. “Leitor insaciável” de publicações  estrangeiras, de acordo com Said, Drummond contava o que acontecia no  mundo – da primeira tentativa de Hitler de tomar o poder às novidades  sobre a produção de Proust – fazendo contrapontos com o cotidiano na  acanhada capital mineira, a que ele se referia como “a cidade do tédio”.
Outra seção do livro aborda os espaços em concepção ampla. O texto de  Roniere Menezes, por exemplo, investiga como escritores-diplomatas,  como Guimarães Rosa, Vinícius de Moraes e João Cabral de Melo Neto,  expressaram as novas imagens que passaram a fazer de seu país a partir  das experiências em temporadas passadas no exterior, a serviço.
Finalmente, outra temática explorada pelos pesquisadores está ligada à  edição dos textos. A seção Entre-livros inclui uma das histórias mais  interessantes de Margens teóricas. Nos anos 1930 e 40, o mineiro Eduardo  Frieiro criou uma cooperativa, a Sociedade Editora Amigos do Livro, que  lançou obras de estreia de diversos escritores. Apesar de sugerir um  trabalho organizado, era um empreendimento amador. “Assim como  rascunhos, cartas e outros materiais, todo o processo de transformação  de textos em livros geralmente tem muito a dizer sobre a obra de um  escritor”, completa Roberto Said.
Livro: Margens teóricas – Memória e acervos literários
Organizado por Roberto Said e Sandra Nunes
Editora UFMG
197 páginas / R$ 38
(Matéria de Itamar Rigueira Jr. publicada no Boletim UFMG, edição 1.718)Organizado por Roberto Said e Sandra Nunes
Editora UFMG
197 páginas / R$ 38
 
 
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