quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O texto poético fala de nossa existência, como afirma Antonio Girão Barroso: “O que está por trás do poema e da poesia do poema é o homem”.

Estudar Poesia é, na verdade, estudar o próprio ser humano, suas capacidades e limitações, enfim sua condição humana.

O evento – I Semana da Poesia – traz como tema de abertura a obra poética de Vinícius de Moraes, poeta e músico brasileiro de grande importância para nossa Literatura e que influencia até hoje a produção poética brasileira. Consiste ainda em apresentar as múltiplas faces da Poesia, brasileira e estrangeira, através de palestras de professores de Literatura desta e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) de Fortaleza e do contato direto com textos poéticos espalhados pelo campus Fátima.


A I Semana da Poesia ocorrerá na semana que compreende os dias 18 a 22 de outubro. As palestras devem acontecer no auditório Pe. Luiz Moreira de 18h30 às 21h, sendo dois palestrantes convidados por noite. Os poemas serão espalhados em varais entre as colunas do Centro de Humanidades, podendo ser retirados pelos frequentadores do campus Fátima, alunos, funcionários, professores e visitantes.


Será contemplada, no evento, a diversidade de temas presentes na obra de Vinícius de Moraes. É possível observar que o poeta possui diferentes fases. Inicialmente, sua poesia apresenta um caráter religioso e engajado socialmente. Posteriormente, ele passa a compor sua poesia com um lirismo sem igual em nossa história literária. Também acreditamos ser necessário apresentar o aspecto regional da Poesia, o diálogo entre a poesia brasileira e as poesias de outras nacionalidades e as manifestações poéticas atuais, que envolvem música e artes plásticas, por exemplo.


Assim, as palestras serão organizadas seguindo os temas a seguir:

· 18/10 – Tema de abertura: “Vínícius de Moraes: sua Poesia, suas Musas”

Nesse dia, será apresentado um panorama geral sobre a obra poética de Vinícius de Moraes, suas temáticas e inspirações. Nesse dia também acontecerá uma apresentação de músicas da bossa nova, fazendo referência à produção musical do homenageado.

· 19/10 – Tema: “Poesia é lutar ou brincar com palavras?”

Nesse dia, serão apresentados estudos sobre Poesia, brasileira e estrangeira, ressaltando seus diálogos e contrastes.

· 20/10 – Tema: “Poesia por quem faz Poesia”

Nesse dia, traremos poetas cearenses para falar de suas produções e do processo criativo que envolve a Poesia.

· 21/10 – Tema: “A Poesia não muda (logo) o mundo?”

Com esse tema, queremos apresentar uma experiência de trabalho com a Poesia em escolas para a melhoria das habilidades de leitura e interpretação dos alunos, além de trabalhar temas ligados à História, à Geografia, à Cidadania e à Ética, por exemplo.

· 22/10 – Tema: “Visões do poético: do cordel ao mundo digital”

Nesse dia, pretendemos mostrar algumas possibilidades de manifestações poéticas, uma (dita) tradicional e outra contemporânea.



Os varais também seguirão essa mesma proposta. A cada dia do evento, as poesias que estarão espalhadas pelo campus Fátima mudarão, apresentando novas faces da poesia de Vinícius de Moraes e de outros autores de nossa literatura. Outra forma de interação com a Poesia acontecerá através de um mural colocado no salão de entrada do campus Fátima. Esse mural, constituído de cartolinas brancas, destina-se a receber poesias, autorais ou não, dos alunos do CH e demais frequentadores do campus Fátima.



A I Semana da Poesia terá, nas noites de segunda a quinta, duração de duas horas e trinta minutos e, na noite de sexta, apenas duas horas, perfazendo uma carga horária total de doze horas, que poderão ser contabilizadas como atividades complementares no curso de letras da FGF.



O campus Fátima da Universidade Estadual do Ceará situa-se na Av. Luciano Carneiro, 345, no Bairro Fátima.



Período de inscrições
01 a 14/10



Atenciosamente
Direção de Publicação e Comunicação do CALJAC
Centro Acadêmico de Letras Jáder de Carvalho
Gestão: (R)evolução das Letras

Mais informações pelo e-mail:
gleydyane@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário